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6 Mitos sobre Marketing Digital (eles podem estar impedindo o crescimento da sua empresa!)

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Você já parou para observar quantas pessoas ao seu redor estão on-line, com um celular na mão? A Internet transformou radicalmente a forma como as pessoas se relacionam socialmente e, principalmente, a maneira como consomem.

Através dela, os usuários conseguem obter qualquer tipo de informação sobre produtos, serviços e empresas com apenas alguns cliques e comparam as opções disponíveis antes da decisão de compra.

Por isso, não importa se a sua empresa é grande ou pequena, se está começando ou já está há anos no mercado, se vende pela internet ou não...Ter uma presença on-line e aproveitar as diversas possibilidades do marketing digital é fundamental para todos que queiram aumentar a sua visibilidade, reconhecimento da marca e os seus resultados.

E apesar da importância comprovada do marketing digital para os negócios, alguns empresários ainda resistem em adotar esta estratégia, acreditando em algumas crenças que atrapalham o seu crescimento. Veja, agora, os 6 mitos mais comuns e evite cair nesta armadilha:

 

#1 Minha empresa é pequena, não tenho dinheiro para investir em marketing digital

Toda empresa, antes de ser grande, já foi pequena um dia. Mas entre as que tiveram maior sucesso está um fato em comum: elas souberam aproveitar as oportunidades e as novas tecnologias.

Os avanços tecnológicos trouxeram mudanças profundas no comportamento do consumidor, que agora interage socialmente, pesquisa e compra pela internet. Por isso, investir em marketing digital não é somente importante, é uma questão de sobrevivência para o seu negócio.

Além disso, com essa estratégia ficou muito mais fácil e acessível conseguir direcionar o seu investimento e a sua mensagem para um público mais propenso a consumir seus produtos ou serviços.

Ou seja, você não precisa ter um grande orçamento para obter bons resultados. As ações de marketing digital podem ser adaptadas para o perfil, tamanho e realidade do seu negócio. E quando bem planejadas, vão ajudar a sua empresa a se comunicar melhor com seu público-alvo, conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e aumentar o alcance da marca.

 

#2 A minha empresa não faz vendas pela internet e não precisa de Marketing Digital

Hoje, a Internet é acessada por mais de 4 bilhões de usuários no mundo. Só no Brasil são cerca de 152 milhões, o que corresponde a 81% da população acima de 10 anos no país.

E cada uma dessas pessoas é um potencial consumidor que está a poucos cliques de encontrar aquilo que deseja. Portanto, mesmo que uma empresa não esteja vendendo seus produtos ou serviços on-line, ela precisa ser encontrada e se destacar entre tantas outras que aparecerão como opção para o usuário.

É através da web que mais e mais consumidores estão buscando todo tipo de informação que precisam, inclusive sobre possíveis fornecedores e produtos que consomem. E uma estratégia eficiente de marketing digital é fundamental para a sua empresa ter visibilidade e conseguir atrair clientes, seja para a venda on-line ou para direcioná-los para a sua loja física.

 

#3 A minha empresa só vende para outras empresas, vou desperdiçar dinheiro com marketing digital.

Se você tem um negócio B2B, ou seja, comercializa produtos ou serviços para outras empresas e acha que as estratégias de marketing digital estão restritas àquelas que atendem o consumidor final, está na hora de rever os seus conceitos.

Assim como a venda ao consumidor final está crescendo ano após ano no mercado digital, o comércio destinado às empresas também está em alta. A grande diferença está no modo como as estratégias e ações de marketing digital são elaboradas para conversar com esse perfil consumidor.

E mesmo que você não realize vendas on-line, saiba que os mecanismos de busca, como o Google, por exemplo, já são o principal meio utilizado pelas empresas que desejam encontrar fornecedores.

Portanto, investir em uma estratégia eficiente de marketing digital vai ajudar a posicionar o seu negócio entre os principais resultados, aumentar o seu alcance e ajudar a construir e nutrir um relacionamento com o seu público-alvo, através de uma material consistente e trabalhado em conjunto em diferentes canais, como site, blog e redes sociais, por exemplo.

 

#4 Não vou conseguir alcançar os meus consumidores e vou gastar dinheiro à toa.

Muitas empresas acreditam que vão desperdiçar o investimento em marketing digital pelo fato do público on-line ser muito amplo. Ou seja, acham que não vão conseguir alcançar os seus potenciais consumidores, gastando muito tempo e dinheiro.

A boa notícia é que o marketing digital possibilita uma segmentação de público muito mais precisa. Assim, você consegue veicular campanhas para um público menor, mas que está realmente interessado em seu produto ou serviço e tem muito mais chances de comprá-lo. 

Outra grande vantagem é o acompanhamento dos resultados em tempo real. As plataformas de anúncios e algumas ferramentas de dados mostram a performance das campanhas de marketing digital praticamente diariamente, permitindo ajustes rápidos quando necessários e o acompanhamento do seu investimento.

 

 #5 Minha empresa já tem um site e isso é suficiente

Ter um bom site é realmente muito importante, mas é apenas o primeiro passo. O site é somente um canal que a empresa disponibiliza caso os consumidores a procurem. Mas para que eles possam encontrá-lo entre tantos outros, precisará de SEO.

Para que você consiga atrair novos clientes, se relacionar e vender mais para os clientes atuais, posicionando-se como uma autoridade no seu mercado, vai precisar de Inbound marketing, uma estratégia que usa o marketing de conteúdo através de diferentes canais (redes sociais, e-mail marketing, Landing page, blog etc).

E para que todas essas ações atinjam o maior número de pessoas dentro do seu perfil de consumidores, vai precisar promovê-las, investindo em anúncios no Google, Instagram e Facebook, por exemplo.

Fazer marketing digital não é só ter um site e esperar que as pessoas cheguem até a sua empresa. Marketing hoje é conversar, criar relacionamento, oferecer um algo a mais que as convença de que o seu produto ou serviço é a melhor opção para elas.

 Existem muitas ações possíveis de marketing digital para diferentes públicos e tamanhos de negócio. E se você ainda acha que só ter um site é o bastante, pode ter certeza: não está aproveitando todo o potencial da sua empresa e se ainda não está perdendo, está deixando de ganhar dinheiro.

 

 #6 Marketing Digital é fácil. Posso fazer sozinho ou colocar algum funcionário para fazer.

Temos uma notícia pra você: não é bem assim… Embora existam muitos cursos sobre o assunto, o marketing digital não é algo que se aprenda do dia para a noite. Ele exige um longo caminho de estudo e conhecimento sobre comportamento do consumidor, estratégias, plataformas e tecnologias que surgem e atualizam-se a todo momento.

E se você quer aproveitar todas as vantagens e possibilidades do marketing digital, tendo ótimos retornos sobre o seu investimento, é fundamental ter especialistas cuidando do planejamento e execução das suas ações.

 

A Fábrica de Ideias tem a experiência que a sua empresa precisa para definir a melhor estratégia de marketing digital de acordo com os seus objetivos, mercado e orçamento.

Quer saber mais sobre o que podemos fazer pelo seu negócio? Entre em contato com a gente agora mesmo e vamos conversar. 

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