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Identidade Visual

O Que É Branding e Por Que É Tão Importante Para a Sua Empresa?

Ter uma estratégia de branding é o que sua empresa precisa para causar impacto, se destacar no mercado e levar o seu negócio ao próximo nível. É o que transforma as pessoas que experimentam o seu produto ou serviço em clientes fiéis e, mais do que isso, o que os faz serem verdadeiros embaixadores da sua marca.

Em outras palavras, se você deseja ter um negócio bem sucedido e em constante crescimento, seja ele uma microempresa ou uma grande indústria, o branding deve ser uma de suas principais prioridades.

E se você está se perguntando exatamente o que é branding e por que deveria investir nisso, continua aqui com a gente. Vamos te mostrar como ele pode impactar diretamente os seus resultados.

 

O que é Branding?

É muito comum as pessoas associarem o Branding ao logotipo da empresa. Elementos como logo, cartão de visitas e outros materiais institucionais são sim uma parte importante da sua identidade de marca. Mas o Branding vai muito além disso!

Tudo o que uma empresa faz - desde a história que conta, os valores que a definem, como se posiciona no mercado até como atende às expectativas do consumidor – vai contribuir para a percepção que os clientes atuais e potenciais terão em relação a sua marca. Por isso, é fundamental que esta experiência seja a melhor possível.

De forma mais objetiva: é através do trabalho de branding que você transmite a proposta de valor da sua marca para os clientes, fornecedores, funcionários e todos que interagem com a sua empresa. É o que vai defini-la, diferenciar seus produtos e serviços de seus concorrentes e determinar a decisão de compra.

Sua marca deve ser a tradução de como você quer que seus clientes e o mercado te vejam, de como você quer ser percebido por eles. E é através de uma estratégia bem elaborada e consistente de branding que você vai chegar lá.

 

Por que o Branding é importante para a sua empresa?

O Branding tem impacto direto sobre todos os aspectos de um negócio e é fundamental para o seu sucesso. Estes são apenas alguns dos motivos pelos quais você deve investir nele:

Aumenta o reconhecimento da sua marca

Uma estratégia de branding que aumente o reconhecimento da sua marca, vai muito além do logotipo, que é um dos resultados deste trabalho e um elemento que vai compor a sua identidade. 

No processo de branding são feitas pesquisas e um estudo do seu negócio, dos seus concorrentes e do mercado como um todo. A partir daí, o perfil da marca é construído e transmitido, através do seu discurso, posicionamento e identidade visual. E quando isto é bem feito, a sua marca é reconhecida, instantaneamente, quando as pessoas virem o seu logo, propaganda ou site.

 

Diferencia a sua empresa da concorrência

Não importa o tamanho da sua empresa ou o setor em que ela atue, sempre haverá um concorrente tentando superá-lo. E o branding é uma ótima maneira de se diferenciar, permitindo que seus clientes saibam o que o torna único.

O branding ajuda a conscientizar os consumidores sobre as lacunas que o seu produto ou serviço preenche e como eles podem se beneficiar dele. Ao dar voz, personalidade e imagem distintas à sua empresa, você vai atrair a atenção do seu público e se destacar na multidão.

 

Fideliza e cria uma conexão com os clientes

O branding aproxima você do seu público, tornando a sua empresa mais familiar. E os clientes estão sempre mais propensos a fazer negócios com uma empresa que conhecem e confiam do que com alguma outra desconhecida.  Não está convencido? Pense em quantas vezes você escolheu um produto de uma marca conhecida em vez de se arriscar com outro de uma marca que nunca ouviu falar...

Por isso, construir uma conexão emocional com seu público é vital para o sucesso do negócio. É este elo que transforma o cliente não só em um comprador recorrente, mas também em um entusiasta da marca, divulgando-a para outras pessoas.  

O branding incentiva a lealdade, constrói e fortalece esta relação. Vários aspectos da marca, como a voz usada e o esquema de cores, por exemplo, podem ser instrumentos para ajudá-lo a criar uma conexão em um nível mais profundo.

 

Atrai novos clientes

Quando a sua empresa tem uma marca forte e bem posicionada no mercado, ela não só consegue fidelizar e reter os clientes atuais, como vai atrair novos.

Com uma estratégia de branding consistente, a sua marca passa solidez, credibilidade e a sua empresa torna-se referência no seu mercado. E uma vez que as pessoas já chegam com uma visão positiva sobre o seu negócio, conectando-se com a mensagem transmitida, elas já se tornam um cliente em potencial, antes até de analisarem o que está sendo oferecido.

 

Garante uma experiência de marca consistente

Hoje em dia, existem muitas maneiras de um cliente interagir com uma empresa - redes sociais, site, anúncios, no seu ponto de venda etc – e chamar e prender a atenção dele pode ser um desafio.

Com o branding você cria uma identidade única, que pode ser usada nos diferentes tipos e materiais de divulgação do seu negócio. E, assim, consegue controlar exatamente como quer que o público perceba a sua marca, em todos os canais que ele esteja utilizando.

 

Atrai os melhores profissionais

Contar com uma boa equipe também é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. E da mesma forma que o branding facilita a construção de uma base sólida de clientes, ele também vai te ajudar a atrair os melhores talentos. Afinal de contas, todo mundo quer trabalhar em uma empresa bacana!

Uma marca forte e consistente vai colocar a sua empresa em evidência, o que pode ser a diferença entre o melhor candidato escolher trabalhar para você ou para o seu concorrente.

 

Guia a sua publicidade e estratégia de marketing                 

Sem uma estratégia de branding eficiente e claramente definida, fica mais difícil saber o que dizer aos clientes e como dizer. Isso faz com que você, muitas vezes, direcione os seus investimentos para canais e/ou tipos de divulgação que não lhe trarão os resultados esperados. E pior ainda: perca tempo e dinheiro.

O branding garantirá que todas as peças de marketing e publicidade, junto com seus canais de divulgação, trabalhem de forma coesa em estilo e voz. Só assim, você conseguirá otimizar os seus investimentos, convertendo-os em clientes e melhores resultados financeiros para o seu negócio.

 

Pronto para melhorar ou desenvolver sua estratégia de Branding? Entre em contato com a nossa equipe!

Desde à criação de logos até a escolha dos canais certos para divulgar a sua marca, a Fábrica de Ideias tem as melhores soluções para a sua empresa.

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